5 dicas para gerenciar uma crise

O maior desafio da comunicação é o gerenciamento de crise. Quando empresas ou pessoas passam por essas situações, com a reputação colocada à prova, comunicar da maneira correta e rápida é crucial, pois podem se estender por longos períodos ou até mesmo em definitivo. O gerenciamento de crises traz grandes desafios, independente do porte da empresa, extensão e as causas da situação crítica. Na maioria dos cases, o que se vê são reações à crise que ajudam a agravá-la ou que, no mínimo, não contribuem para amenizá-la. Por que isso acontece? A principal resposta é que as pessoas reagem ao invés de agir.

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Em outras palavras, reagir a uma crise pode tornar a situação, que já é difícil, em algo muito pior. Por isso, é fundamental estar preparado para agir ou então contratar uma empresa especializada para contornar essas situações desagradáveis. Pensando nisso, a Mobilis dará 5 dicas vitais para agir em uma possível crise na sua empresa:

 

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1 – CALMA!

Muita calma nessa hora! Lembre-se: Aja, mas não reaja! É do ser humano querer reagir negativamente a uma crítica ou algo desagradável e acaba piorando a situação. Nesse momento, é muito importante ter equilíbrio emocional, respirar e entender o que está acontecendo.

 

2 – VAMOS AOS FATOS!

Analisar e ter clareza sobre o que está acontecendo é fundamental para o andamento de gerenciamento de crise. Procure e ouça os envolvidos e entenda o problema para saber como enfrentá-lo de forma justa e transparente.

 

3 – SEJA RÁPIDO!

Com avanço das redes sociais, o mundo está cada vez menor. Um caso que acontece aqui no Brasil chega em segundos em qualquer parte do planeta. Por isso, é muito importante você se pronunciar rápido, pois o silêncio pode parecer descaso e agravar a crise.

4 – ESTRATÉGIA DE MÍDIA

Defina em qual mídia a empresa divulgará as suas ações. O seu público quer e precisa saber o que está sendo feito para resolver essa crise. Use os meios de comunicação da sua empresa como o site institucional, redes sociais e até e-mail marketing para atingir o seu público.

5 – ACOMPANHAR E APRENDER

Acompanhe e mensure todas as ações. Falhas podem acontecer e você precisar estar atento para corrigi-las. Passada a turbulência, é hora de refletir e aprender com os erros para que não ocorra mais.

 

Sua empresa está passando por alguma crise de imagem?

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